Surf Trips: Guarujá

Localizada na ilha de Santo Amaro com acesso via balsa deste Santos ou pela via Piaçaguera. Importante Balneário turístico que fica bastante cheio nas férias de verão e feriados. Aqui acontecem vários campeonatos de nível estadual e nacional.

Berço de vários surfistas com projeção internacional o que faz com que o surf nesta área seja muito disputado em qualquer condição de onda e também devido a sua proximidade com a capital SÃO PAULO de onde centenas de surfistas paulistas fazem o famoso bate e volta nos dias de semana .Com grande variedade de beach breaks o Guarujá recebe também um grande número de surfistas de Santos que procuram esta região quando a ondulação esta de Sudeste ou Leste .

Com uma infinidade de opções para hospedagem deste Hotéis 5 estrelas até áreas para Camping, Surf-shops , Restaurantes , Shopping Centers e Cinemas o crowd é inevitável principalmente nos finais de semana , feriados e férias escolares durante o verão .Esta área ainda concentra alguns dos melhores shapers do Brasil com várias oficinas espalhadas pela cidade.

Os melhores picos são relacionados na direção sul para norte.(Ilha Pitangueiras)

PRAIA DA PONTA GROSSA – Pico pouco conhecido no extremo sul da ilha do Guarujá e pouco constante . Acesso por estrada de terra . Pergunte a população local como chegar lá. Boas direitas quebram com swell de sul no canto direito protegido do vento leste e sempre sem crowd.

GUAIÚBA – Pequena praia muito procurada quando entra um grande swell de sul e com vento leste as ondas ficam bem tubulares dando condições para o surf com até 5 pés, a partir dai as condições ficam pesadas.

PRAIA DO TOMBO – Um dos melhores e mais constantes picos do Guarujá e palco de vários campeonatos . Localismo forte mas com respeito não há problemas . No canto direito com swell de sul rolam ótimas direitas , no canto esquerdo quebram boas esquerdas no famoso Bostró com swell de leste protegido do vento leste . As ondas podem chegar a 8 pés principalmente no inverno, mas mesmo durante o resto do ano com swell de leste, sudeste ou sul quebram boas ondas . Local de treino de alguns dos melhores surfistas do estado.

ASTÚRIAS – Localizada no canto esquerdo da praia das Astúrias, protegida dos ventos de sudoeste e sul e com um grande swell de sul na PONTA DAS GALHETAS rolam ondas predominando as direitas com até 8 pés, mas quebra poucas vezes por ano e quando isso acontece o crowd é inevitável. Nas valas do meio da praia rolam boas ondas com swell de leste variando de 2 a 5 pés.

PITANGUEIRAS – Esta praia é provavelmente a mais constante e a que concentra o maior número de surfistas por metro quadrado . Beach Break(fundo de areia) onde várias valas como Canal e Monduba dão condições mesmo nos menores swells. Nos bons dias com swell de sudeste ou leste as ondas podem chegar a 7 pés . Ventos de sudeste e leste são maral e deixam o mar bem mexido. Vento terral é de sudoeste.

ILHA – Entre as praias das Pitangueiras e do Maluf . Swell de sul sudeste ou leste as ondas podem chegar até 8 pés. Correntes fortes e quando o fundo esta alinhado as ondas tem ótima qualidade tendo em vista que o fundo é de areia. Bastante crowd nos melhores dias . Na maré vazia altos tubos rolam quando as condições estão boas.

MALUF – Outro point com ótimo potencial. O principal pico fica no canto esquerdo ao lado do morro que separa a praia do Maluf da Praia da Enseada. Funciona com swell de sul ,sudeste ou leste variando de 2 a 8 pés com qualquer maré , direitas mais curtas com sessões tubulares no inside e esquerdas mais cheias e longas, fundo de areia.

Já foi palco do tradicional HANG LOOSE CONTEST evento válido pelo circuito mundial de surf.. No lado direito em direção as pitangueiras boas direitas quebram ao lado da ilha. Pico muito freqüentado pelos locais.

PRAIA DA ENSEADA – Esta é a maior praia do Guarujá. Recebe qualquer swell com qualquer maré , direitas e esquerdas de até 6 pés dependendo do fundo que cria varia valas em toda a extensão da praia .

O canto norte é muito freqüentada pelo pessoal que pratica windsurf e vela. Sem dúvida a melhor época para o surf na Enseada foi quando a prefeitura do Guarujá estava construindo um emissário submarino e que na época das obras criou um fundo alucinante onde durante certo tempo rolaram dias inesquecíveis.

PRAIA DO MAR CASADO – Pequena praia no lado sul da Praia do Pernambuco . Quebra raras vezes por ano com formação adequada para o surf , mas quando isso acontece há uma onda divertida com até 4 pés Precisa de um grande swell de sul .

PRAIA DO PERNAMBUCO – A 8 Km do Guarujá em direção a Bertioga . Beach break que apresenta as condições certas com swell de leste e vento sul que é terral. Podem rolar ondas com até 8 pés tubulares , mas o melhor mesmo é entre 2 a 6 pés . Bastante crowd nos finais de semana quando a galera de Santos domina o pico. Altas gatas e surfistas de primeira linha freqüentam o pico.

PEREQUE – Fica a 13 Km do Guarujá em direção a Bertioga . Praia de pescadores com vários restaurantes especializados em frutos do mar.

Esta praia é virada para leste e geralmente não apresenta condições para o surf. No canto direito há uma pequena saída de rio , a água é poluída mas quando as condições estão boas rola uma onda tubular que pode chegar a 4 pés com excelente formação. No canto esquerdo rolam ondas com swell de sul grande ou de leste e a formação não é dos melhores . As ondas variam de 2 a 4 pés. Pico pouco constante.

PRAIA DE SÃO PEDRO – Condomínio de luxo com acesso restrito. Praia alucinante com boas ondas e geralmente apresenta boas condições para o surf . O melhor pico fica no canto esquerdo rolam altas esquerdas, no resto da praia vários picos quebram nas valas .

O melhor swell é de sudeste ou de leste e vento sul com fraca intensidade, ai as ondas quebram no meio da praia com até 6 pés . No canto esquerdo a series podem chegar a 10 pés . Um dos melhores picos da Área.

PRAIA DE TAGUAIBA – Outra praia com condomínio de luxo. Beach Break com vários picos espalhados pela praia . Swell de Leste com vento sul direitas e esquerdas tubulares com até 6 pés acima disso as ondas costumam fechar. Pouco crowd e visual alucinante.

PRAIA PRETA – Pequena praia com acesso a pé pela mesma trilha que leva a praia Branca. Protegida do vento sudoeste , e recebe melhor o swell sul com ondas de até 4 pés .Pouco constante só como alternativa.

PRAIA BRANCA – Acesso ao lado da balsa que leva a Bertioga , por uma trilha através do morro Lindo visual levando por volta de 15 minutos de caminhada. Com swell de sul predominam as direitas com até 6 pés.

Com ondulação de sudeste e leste quebram vários picos em toda a praia e no canto esquerdo. Melhor vento é de leste .

Hoje a praia BRANCA tem vários surfistas locais de todas as idades que apresentam um bom surf. A comunidade local realiza vários campeonatos internos incentivando a garotada e a ecologia.

No caso de remendos ou encomendas de pranchas procure o SHAPER e SURF-REPORTER KALÉ, gente finíssima sempre disposto a ajudar os visitantes. Nesta praia há várias áreas para acampar e restaurantes com comida caseira. Preserve a praia levando sacos para lixo já que não há coleta por parte da prefeitura.

Veja algumas fotos do Guarú:

Pitangueiras

Pitangueiras

Foto de satélite

Foto de satélite

Astúrias quebrando

Astúrias quebrando

Guaiúba

Guaiúba

Perfeição no Guaiúba

Perfeição no Guaiúba

Bostrô em dia gringo

Bostrô em dia gringo

Sol nascendo no Guarú

Sol nascendo no Guarú

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: