Apnéia: Prática melhora desempenho de surfistas

Por Christian Dequeker em 10/12/2008 01:36

Prática de apnéia aumenta resistência do atleta. Foto: Edu Vertullo.

O projeto M.S.R (Método de Simulação da Realidade) procura desenvolver a preparação física, para elevar o nível de desempenho e segurança dos surfistas profissionais e amadores do Big Surf de Remada e Tow In.

A principal idéia do treinamento é a planificação, organização e sistematização dos procedimentos envolvidos, para a aquisição da máxima condição física e psicológica na conquista dos melhores desempenho e superação do estresse e limites.

O objetivo é promover como ponto principal o aumento da capacidade de resistência de força, elevando o limiar anaeróbio, no qual a preparação física pode ser realizada em períodos curtos, para obtenção do máximo desempenho dentro do calendário de

competições ou da janela das ondulações.

Treinamento de força é importante para quem busca melhor desempenho. Foto: Edu Vertullo.

Para isso, os métodos utilizados no treinamento são de estruturação pendular, piramidal invertido /  progressivo, o treinamento funcional e a apnéia.

A estruturação pendular baseia-se no caso de atletas que entram e saem da sua melhor forma física competitiva por várias vezes ao ano, ou necessitam de permanecer constantemente nessa melhor forma durante um período prolongado.

O trabalho de resistência de força, tem como objetivo e elevar ao máximo o limiar anaeróbio utilizando o método de treinamento progressivo / piramidal invertido favorece a melhor condição física geral, possibilitando a retomada das cargas gerais em um degrau mais elevado de exigência, diminuindo a amplitude do pêndulo.

Os termos limiar lático ou limiar anaeróbio ou limiar de lactato, se referem ao mesmo estado do organismo de um indivíduo ou atleta em atividade física.

O limiar anaeróbio significa um fenômeno que ocorre com todos os indivíduos ou atletas numa atividade física, sendo, o máximo esforço ou velocidade em que se produz um nível constante de lactato no sangue, acima deste ponto, tanto em velocidade, como em esforço, resultará num acúmulo progressivo do lactato ou ácido lático, levando o indivíduo ou atleta a uma interrupção da atividade, sendo variável de indivíduo para indivíduo, condição física, modalidade esportiva, altitude, temperatura, enfim, entre outras variáveis.

O aumento no acúmulo de lactato é indicativo de que, um número de fibras musculares de um indivíduo ou atleta em atividade física, não estão sendo capazes de suportar a carga de trabalho aerobiamente, no entanto outras fibras possuem esta capacidade aeróbia e elas acabam utilizando o lactato produzido nas fibras de capacidade limitada como fonte energética.

Por tanto, o treinamento de força é muito importante para os atletas e esportistas que buscam um melhor desempenho.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: